A Neuropsicologia é uma área do conhecimento que agrega objetos da psicologia e das neurociências. O objetivo na Neuropsicologia é investigar o funcionamento cerebral, e a correlação desse funcionamento com os comportamentos, emoções, e as habilidades cognitivas.
O Neuropsicólogo é o profissional indicado para esse trabalho que acontece em duas vias: a avaliação neuropsicológica e a reabilitação/habilitação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica é um exame detalhado das funções cognitivas (atenção, memória, recursos intelectuais, aprendizagem, praxia e funções executivas), além das questões comportamentais e emocionais. A avaliação é solicitada para em muitos casos complementar o diagnóstico médico, psicológico ou fonoaudiológico.
A avaliação pode ser aplicada em adultos e crianças, que podem ser indicados ao exame por diversos motivos como: lesões de diversas ordens, acidentes vasculares cerebrais, doenças neurológicas, pré e pós cirurgias neurológicas e outros.
Em crianças, comumente a avaliação auxilia no diagnóstico de transtornos do desenvolvimento, transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH), ou dificuldades de aprendizagem, entre outras.
Em adultos, a avaliação é comumente solicitada no auxílio diagnóstico para demências (Alzheimer ou outras), pós-traumas ou pós AVCs, dentre outras causas ou queixas.
Além do auxílio diagnóstico, a avaliação neuropsicológica é importante porque auxilia na compreensão dos casos e seus prognósticos (evolução), ajuda na orientação de tratamentos e no planejamento da reabilitação.
A avaliação permite que as facilidades e as dificuldades de cada paciente sejam mapeadas, e a partir daí as intervenções e treinamentos podem ser pensados a fim de auxiliar no tratamento, desenvolvimento e qualidade de vida dos pacientes.
Agende sua consulta!