Quando falamos em saúde, um dos aspectos mais importantes na vida de cada um de nós é a qualidade do sono, e o quanto nos sentimos satisfeitos com ele. Se para a Medicina, a área chamada Medicina do Sono é uma clínica recente, em Psicologia, embora a importância do sono já fosse sabida, esse tipo de intervenção é ainda mais nova.
Entretanto, é importante saber que algumas práticas em Psicologia, e principalmente na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), são eficientes no tratamento e muitas vezes na prevenção dos distúrbios de sono.
Embora a atuação do psicólogo possa ser realizada no atendimento multidisciplinar para qualquer transtorno do sono, é no tratamento da Insônia que os protocolos em TCC têm sido mais estudados.
O uso da Psicologia no tratamento da Insônia tem como objetivo o enfraquecimento de hábitos de sono inadequados e incentivo à criação de hábitos de sono regulares, bem como a instalação de rotinas associadas ao dormir bem.
Sobre a atuação do psicólogo no tratamento da insônia:
- É objetivo do tratamento informar ao paciente sobre as práticas saudáveis e fatores que alteram o sono, propiciando mudanças de comportamento e atitudes.
- A técnica pode ser usada em tratamento adulto ou pediátrico. Neste caso, após feita a anamnese e procedimentos para a investigação dos hábitos da criança e da família, as orientações são fornecidas aos pais da criança que não dorme bem.
- Na terapia cognitivo-comportamental, são associadas para o tratamento da insônia outras técnicas como relaxamento, restrição de sono e controle de estímulos.
- A terapia cognitivo-comportamental é validada cientificamente, compreendendo mudanças de comportamento e estratégias mentais que têm impacto sobre o sono.
- São objetivos do tratamento atuar sobre o tempo de latência (tempo que se demora para dormir) e a manutenção do sono, visando quantidade e qualidade do sono suficientes.
O que percebo na prática, é que embora dormir bem seja muito importante para todos, as pessoas demoram a vir buscar ajuda quando encontram dificuldades com seu sono. O “dormir mal” pode acarretar problemas muito importantes ao organismo e à capacidade funcional das pessoas, em seu humor, memória, concentração, rendimento profissional e até nos relacionamentos sociais.
Não faça parte desse time!
Entre em contato para agendar sua consulta!