Você sabia que os hábitos diários que temos desde o início do dia podem impactar severamente na qualidade do sono e até em nossa facilidade ou dificuldade para adormecer?
Quando falamos em saúde, um dos aspectos mais importantes na vida de cada um de nós é a qualidade do sono, e o quanto nos sentimos satisfeitos com ele.
Existem diversas causas que podem estar relacionadas às noites mal dormidas ou à sensação de insatisfação em relação ao sono, mas dentre elas, a que percebo ser muito frequente é o distúrbio de sono conhecido como Má Higiene do Sono.
Isso mesmo. A sua insônia pode ser fruto de hábitos ruins, coisas que fazemos (ou deixamos de fazer) e que nos atrapalham muito, nos acostumam mal, e nos fazem perpetuar a tortura que é todas as noites viver o “medo” de não conseguir adormecer.
Mudar os hábitos de vida pode parecer uma difícil tarefa atualmente pra você. Muito trabalho, pendências, coisas pra resolver, preocupações do dia-a-dia. Entretanto, pequenos ajustes são capazes de melhorar muito a sua relação com a hora que deveria ser a mais agradável do seu dia: a hora de relaxar.
Existem várias intervenções possíveis, mas dentre elas destaco três bastante importantes para todos que têm dificuldades com o sono:
- Acorde no mesmo horário em todas as manhãs, inclusive aos finais de semana e feriados.
Parece besteira, mas determinar a sua hora para acordar vai ajudar a organizar a sua hora de dormir, ou seja, o sono tende a chegar em horários mais regulares.
- Evite o uso de computadores, tablets e outros dispositivos luminosos após 20h.
Parece impossível, mas não é. Organize o seu dia para que você não precisar gastar as suas últimas horas do dia no computador. A luminosidade intensa desses dispositivos inibe a ação da MELATONINA, o hormônio que é o nosso indutor natural do sono.
- Não vá pra cama até estar com sono. E se estiver sem sono, não permaneça na cama.
Isso mesmo. Você deve ensinar ao seu cérebro que o que tem que ser feito na cama é DORMIR, e não ficar acordado na espera ansiosa para o sono chegar. Se você já tem insônia provavelmente deve estar acostumado a essa sensação e será preciso reensinar o seu cérebro a adormecer no lugar certo. Não é a toa que talvez você deva adormecer no sofá com mais facilidade, ou dormir melhor quando está fora de casa…
É importante salientar que essas são apenas dicas que podem ser seguidas por todos, e que elas funcionarão para melhorar o sono de pessoas que têm apenas hábitos ruins. Pessoas que têm insônia, mas que têm outras questões psicológicas importantes como ansiedade ou depressão, por exemplo, precisam de avaliação e acompanhamento médico e psicológico especializado.