Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental é a abordagem da psicologia que tem como foco a investigação das crenças, pensamentos, emoções, e comportamentos disfuncionais que geram ou perpetuam o sofrimento do indivíduo.

Associando os pressupostos da psicologia cognitiva e da psicologia comportamental, o objetivo é auxiliar o paciente a mapear as relações disfuncionais existentes entre estes 3 aspectos. Por exemplo: se existe um pensamento disfuncional, os sentimentos relacionados a este pensamento também serão disfuncionais, assim como os comportamentos que perpetuam este esquema.

O trabalho pode ser realizado com adultos e crianças. A TCC tem apresentado evidências científicas quanto a sua eficácia e tem sido cada vez mais reconhecida, inclusive pelos psiquiatras, que percebem avanços importantíssimos nos pacientes quando o tratamento medicamentoso é associado à TCC. Por isso, a TCC tem sido cada vez mais aliada às diversas ciências médicas e de saúde, como a Psiquiatria e as Neurociências.

Além disso, algumas pesquisas indicam que a TCC quando comparada a algumas medicações, possui resultados tão eficientes quanto dos medicamentos.

No processo psicoterápico da TCC, o paciente tem papel protagonista, desenvolvendo com o psicólogo uma relação de parceria.

PERGUNTAS FREQUENTES:

  • Na prática, como funcionam as sessões?

São sessões de atendimento psicológico, em que junto com o paciente no início e durante todo o tratamento são estabelecidas as questões a serem abordadas. Há sempre a agenda da sessão, ou seja os assuntos a serem abordados naquele dia, que são trazidos pelo paciente e organizados pelo psicólogo.

  • Para quais casos essa terapia é recomendada?

Para todos os transtornos mentais ou situações que demandem atenção psicológica. É utilizada no tratamento dos transtornos mentais, afetivos, e de comportamento. Depressão, Transtornos de Ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), síndrome do pânico, fobias), Dependência Química, Obesidade secundária à compulsão alimentar, Insônia, Transtorno Afetivo Bipolar, Esquizofrenia, e outros.

Em crianças, a TCC pode auxiliar consideravelmente no processo de desenvolvimento, no mapeamento das dificuldades, e criação de estratégias para a superação de problemas.

  • Qual profissional pode aplicar essa terapia?

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem terapêutica da Psicologia, e só deve ser realizada por psicólogos.

  •  Como é a conduta do psicólogo? (método de trabalho, conversa, testes)

Na TCC, assim como em várias outras abordagens da Psicologia, os atendimentos são baseados no discurso do paciente. Existem algumas escalas e testes psicológicos que compõem o trabalho.

  • E o paciente? O que ele faz?

A Terapia Cognitivo Comportamental demanda do paciente uma postura participativa. Existem atividades, como tarefas de casa para os quais ele deve se dedicar. Costumo dizer que 40% são as técnicas empregadas no processo, 60%  o envolvimento do paciente no seu próprio processo.

  • Qual o tempo de duração da sessão?

Isto pode variar para cada profissional, mas geralmente, a sessão dura 1 hora.

  • Em quanto tempo percebo os resultados?

Em Psicologia não é possível prever um tempo de tratamento, embora alguns protocolos específicos possam ser estruturados. Depende da demanda de cada paciente, do envolvimento no processo, da gravidade ou cronicidade do problema, são muitos fatores.

  • Os efeitos são duradouros?

O objetivo não é só tratar o sintoma, mas fazer com que o paciente conheça e modifique seus padrões. É construir com o paciente a reflexão e autonomia para que lide com seus problemas e para que seja capaz de identificar e modificar os pensamentos , emoções e comportamentos disfuncionais por si só.

 

Agende sua consulta!

 

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem